Preciso Investir Em Materiais Como Conjuntos De Lápis De Cor E Papel Especial?

 A grande verdade é que ter um material bom não fará você desenhar melhor. O melhor a se fazer é começar treinando com o que se tem em mãos e, se aparecer a necessidade, começar a investir em materiais.

Antes que você se empolgue e compre uma Karl Box para começar a desenhar, a professora de artes Leida Nogueira aconselha aos iniciantes:

“Se é a primeira vez que você está pintando a lápis de cor, então experimente um pequeno conjunto de 12 ou 24 cores para ver se gosta do material. No Brasil, há muitas boas opções para atender a todas as aplicações do desenho, como paisagens ou retratos. As marcas de melhor qualidade são mais duradouras. Os lápis de cor são melhores para contornos e podem sobrepor as cores de várias maneiras.”

Nogueira também explica que você pode utilizar o mesmo lápis para fazer diversos tipos de traços, que vão desde contornos, linhas, sombra e rabiscos até a sobreposição de cores, conforme a forma de apontar e utilizar os materiais.



Sobre papeis, as diferentes gramaturas e texturas influenciam no traço e no resultado final da imagem.

Mas apesar destes aspectos, existem algumas dicas que podem ajudar na hora da escolha do papel ideal. Confira:

Papéis de desenho de alta qualidade apresentam uma gramatura mais alta e boa resistência aos ácidos e ao envelhecimento, pois são formados por um material de primeira qualidade.

O papel de impressão a quente é mais macio que os demais, garantindo linhas bem definidas, além de apresentar áreas coloridas homogêneas, ideais para detalhes e desenhos precisos.

O papel de impressão a frio apresenta gramaturas finas e grossas, que quebram linhas e áreas e permitem a criação de traços soltos.

O papel colorido também pode ser uma opção! Com o lápis de cor certo é possível criar traços vivos e com um brilho natural.


E vamos começar a pintar!


A professora de Artes Margaret Imbroisi esclarece que: “o lápis de cor, como outras técnicas de pintura, requer certos conhecimentos e dicas a fim de conseguir bons resultados.”

Ela também apresenta dicas super bacanas para que você possa produzir efeitos interessantes a partir de tracejados, dessa forma, você poderá “utilizá-los como base na técnica mista que mistura este material com outros materiais”.


Confira as dicas da professora:

Uso do Sombreado: podemos conseguir o efeito de sombreado usando a lateral do lápis e com a ponta bem afiada;

Tracejado: linhas realizadas de forma rápida, regular com diferentes espaçamentos;

Cruzado: linhas tracejadas sobrepostas e que são ótimas para dar efeito de textura;

Circular: sobreposição de cores com linhas circulares, dando efeito de textura;

Contornos curtos: traços curtos seguindo uma direção específica, contornos curvos de forma a imitar cabelo ou gramados. Com o uso de duas cores densamente sobrepostas podem ser realizados efeitos de sombras e ricas texturas;

Esfuminho: rolo de papel em forma de lápis que tem como função tornar mais uniforme o grafite, mesclando a pintura até ficar homogênea. Esse material é mais indicado para lápis grafite, mas nada impede que seja utilizado em pintura com lápis de cor;

Lápis branco: utilizado sobre o papel colorido com a mesma técnica do uso de outras cores.

Fonte: BLOG GRAFITTI


*****

E lembrando que o curso de desenho ideal para vocês chegou! Vídeo aulas muito divertidas onde vocês vão aprender a desenhar do zero, criarão seus personagens e muito mais!!! Acompanhamento aluno a aluno pelo whatsapp!
Vocês irão prender com Marcos Gratão, profissional do ramo do desenho a mais de 25 anos, publicando suas obras e quadrinhos no Brasil e Estados Unidos! Venha conhecer o método próprio: https://marcosgratao.com/online


Incentive seu filho a desenhar!  Matricule-o no nosso curso de desenho! Para crianças a partir de 6 anos, entre em contato e agende uma aula grátis experimental!

Entre em contato e saiba as diferenças entre as aulas presenciais e on-line ao vivo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de férias: MANGÁ!

Desenvolvendo Dons Artísticos: Uma Forma Saudável de Afastar as Crianças das Telas nas Férias

A magia do desenho - divulgação curso de ferias 2023