A Importância do Desenho para as Crianças

 Seu filho gosta de desenhar, não é mesmo? Que bom! O desenho ajuda demais a criança, seja lá em qual idade ele está. Na época da Educação Infantil prática do desenho tem como objetivo a construção mental, o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo-emocional do ser humano. A falta dessa prática pode ser prejudicial para criança no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. 



O desenho é, portanto, uma atividade que promove:

• Desenvolvimento cognitivo: a criança usa seu conhecimento para fazer desenhos. Essa atividade faz o pequeno cérebro trabalhar e estimula seu senso de observação.

• Desenvolvimento de coordenação de gestos: ao desenhar formas geométricas, a criança começa a dominar seus gestos. Ele agora desenha linhas horizontais e verticais e para quando o resultado desejado é alcançado. Isso era impossível para os pequeninos que mexem suas mãos sem controlá-las perfeitamente ou ser capaz de respeitar os limites de uma folha em branco.

• Melhoria das coordenações motoras finas: em seguida, a criança aprende a desenhar elementos cada vez mais detalhados, em superfícies menores. Acabou-se os grandes desenhos. A criança pode se limitar a uma superfície menor e realizar formas mais complicadas.

• Afirmação de sua personalidade: a criança se expressa através do desenho. Ela se coloca em prova. Ao longo de suas criações você notará muitas variações: traços fortes se ele estiver irritado ou mais leve. Ele também aprende a desenvolver sua paciência a perceber o desenho que ele tem em mente. Às vezes, tem que redobrar esforços e concentração para conseguir isso.

• Desenvolvimento do seu senso artístico, da sua criatividade: com o desenho, deixe lugar para a imaginação. Não só para representar os personagens e objetos de sua escolha, mas também para verbalizar o que ele conseguiu. Os desenhos das crianças são, portanto, o suporte de histórias incrivelmente ricas. Você já perguntou a uma criança o que ele desenhou? Seu discurso geralmente é inesgotável sobre o assunto. O mesmo desenho pode ter várias interpretações. Essa atividade desenvolve seu lado criativo.

• Expressão de emoções: o desenho também permite que a criança se expresse de maneira diferente do que pela fala. Suas criações refletem suas emoções e seu estado de espírito. A escolha das cores é particularmente reveladora. O bebê já é um artista que se expressa criando!

• Se o desenho é bom para a saúde das crianças, também é um bom caminho para os pais conhecerem melhor seus filhos. Podemos ver como ele se afirma, se ele mostra timidez, se ele tem autoconfiança... E conhecer melhor seus pontos de interesse.

Fonte: https://www.superprof.com.br/blog/como-o-desenho-ajuda-no-desenvolvimento-das-criancas/


Alunos do curso de desenho da GENIUS EDUCACIONAL de Birigui!

Quando a criança desenha, cria pontes entre o mundo real e o imaginário, expressando suas concepções e percepções do mundo no qual está inserida. Além disso, o desenho permite à criança retratar em diferentes dimensões, suas experiências pessoais em busca da sua própria identidade.

Aproveite este gosto dele pelo desenho e matricule-o no curso de desenho com Marcos Gratão!


• Durante a Semana: JOBLY CURSOS - 18 98168-9880
• Aos sábados: COLÉGIO DE ANGELES - 18 99126-0837
• Em Birigui: GENIUS EDUCACIONAL - 18 99656-4506
• Site do curso: www.marcosgratao.com

Se seu filho gosta de ficar desenhando a tarde inteira, ele vai AMAR!!! Primeira aula grátis, entre em contato e saiba mais!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de férias: MANGÁ!

Desenvolvendo Dons Artísticos: Uma Forma Saudável de Afastar as Crianças das Telas nas Férias

A magia do desenho - divulgação curso de ferias 2023