AULA 04: DETALHES DO ROSTO

 Vamos lá, pessoal, chegou a hora de colocarmos detalhes expressivos no rosto dos nossos personagens! Existem muitos estilos gráficos que você possa querer seguir, como o mangá, cartoon, comic, europeu, etc. Nesta aula não me concentro em nenhum desses estilos especificamente, exatamente para que você possa desenvolver o desenho no estilo que você mais gosta! Vamos lá rabiscar?



Pra começar, sempre esboço clarinho partindo do básico: formas geométricas! Estamos estudando o rosto a partir de uma esfera, mas poderia ser um cubo, um triangulo, qualquer forma que você queira. Nas aulas anteriores já aprendemos a posicionar no rosto as orelhas, olhos, nariz, sobrancelhas, etc... Hoje vamos estudar as proporções de cada parte em relação ao rosto como um todo!



Para criarmos um jovem, podemos usar uma esfera apertada, e desenhar olhos e nariz e boca de uma forma harmônica, ou seja, de forma que os elementos fiquem bem "encaixados" no rosto, proporcionais. - ESTE SERÁ O NOSSO PADRÃO PARA JOVEM ADULTO! É claro que dentro deste padrão podemos criar uma infinidade de outros personagens, mudando tipo de olhos, cabelos, narizes, etc. Ai vai valer a sua criatividade!



Agora vamos pensar no rosto de uma criança, como seria?

Observe fotos de crianças na internet e veja os detalhes que mais chama a atenção: sim, isso mesmo, os olhos grandes em contraste com nariz e bocas pequenos. O formato mais circulas do rosto também é o ideal!



E para desenhar idosos, utilizamos o formato mais quadrangular e com os elementos do rosto mais deslocados para baixo, como se tivessem sofrido o peso da gravidade e abaixado um pouco com o passar dos anos. Outra coisa bacana é caprichar nas olheiras, rugas e orelhas grandes! Ah, o nariz, também, é sempre legal dar uma atenção especial para os narizes dos velhinhos, fazendo se destacarem no rosto!



Agora é só praticar! Lembre-se de criar personagens jovens, crianças, bebês, adultos - homens e mulheres - diferentes etnias como japoneses, alemães, africanos, muçulmanos, italianos... mãos à obra!

Ah, não sabe por onde começar? Que tal começar fazendo uma versão em desenho animado de todos os membros da sua família? Tenho certeza que você vai se divertir e eles irão adorar ver o resultado! BORALÁ!


***

Matricule já seu filho no curso de desenho do Marcos Gratão:
• Durante a Semana: JOBLY CURSOS - 18 98168-9880
• Aos sábados: COLÉGIO DE ANGELES - 18 99126-0837
• Em Birigui: GENIUS EDUCACIONAL - 18 99656-4506
• Site do curso: www.marcosgratao.com

Se seu filho gosta de ficar desenhando a tarde inteira, ele vai AMAR!!! Primeira aula grátis, entre em contato e saiba mais!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de férias: MANGÁ!

Desenvolvendo Dons Artísticos: Uma Forma Saudável de Afastar as Crianças das Telas nas Férias

A magia do desenho - divulgação curso de ferias 2023