Isso acontece bastante quando você é um desenhista iniciante!


 Já reparou que as pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados?

Quanto mais simples o desenho como um todo parecer, menos avançado você provavelmente será. Por mais engraçado que possa parecer, existe uma regra para isso, e é chamado de efeito Dunning-Kruger. Em suma, quanto menos você sabe sobre algo, mais você pensa que sabe. É porque o conhecimento sobre o que você não sabe é conhecimento também!

Você pode dizer "Eu sei que desenhar não é simples - se fosse, eu poderia fazer!" No entanto, você está quase chorando quando seu desenho não sai como você gostaria. Se você realmente soubesse como é difícil desenhar algo certo, não ficaria tão frustrado - seria óbvio para você que deve ser difícil!

Quando você olha para um artista habilidoso desenhando sua obra-prima e não consegue entender como isso é feito, você pode ficar tentado a culpar tudo pelo talento. Este é um sinal claro de que você é um iniciante. Quando você está mais avançado do que isso, mesmo que um pouco – se você apenas tentou aprender a desenhar – você pode ver que não se trata de uma habilidade.

O que você deve fazer é investir nos estudos, sempre! Assim, à medida que os estudos se sucedem, a percepção sobre a própria competência muda, e esses novos conhecimentos acabam embasando uma expertise no seu traço. O único problema é que esse processo pode levar anos, e dependendo do momento e da urgência em sua vida, aprender na base da tentativa e erro pode não ser a melhor opção. Por isso, indico a você investir em um curso de desenho e seguir um método de ensino! 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso de férias: MANGÁ!

Desenvolvendo Dons Artísticos: Uma Forma Saudável de Afastar as Crianças das Telas nas Férias

A magia do desenho - divulgação curso de ferias 2023